sexta-feira, 4 de setembro de 2009

A fantástica terra de Akureyri

*

Aproximemo-nos agora da região norte da Terra do Gelo. Sim, faz frio, mas esta é a época mais quente para visitá-la, não que isso faça qualquer diferença para um V.V..



Encontrei um lugar na Islândia do qual nunca ouvira falar. Eu, claro, porque o local é um forte ponto turístico, com museus, diversas atividades de entretenimento, shopping, um porto e um aeroporto e até universidade! Hoje iremos para Akureyri, nada menos que a 3ª ou 4ª maior cidade da ilha (há divergências!).

Curiosidade: no verão, o sol se mantém no céu por 21 horas, o que nos permite aproveitar ao máximo este paraíso de paisagens diversas. No inverno, tremam! O sol aparece por apenas 3 horinhas, Brrrrr!


Akureyri começou com uma dúzia de comerciantes dinamarqueses, que a usavam como ponto de estocagem de produtos. Foi mencionada pela primeira vez numa sentença dada a uma mulher que se deitou com um homem com quem não era casada. Que escândalo! Bem, ao menos em 1562! Hoje tudo está bem diferente! São mais de 17 mil habitantes e nossa viagem começa sobrevoando a paisagem delirante.



Desta vez hospedamo-nos no Akurinn Guesthouse, bem no centro da cidade e com uma atmosfera simples, mas acolhedora.



Temos muito a fazer! Que tal começarmos? Primeiramente vamos visitar o que a cidade tem a oferecer de roteiros culturais. Principiemos pelos museus e antigas construções. Mais ao sul, mergulhamos na história da cidade, em construções que datam de 1827, como o hospital e a igreja. Passemos também pelo Jardim de Natal, aberto todo o ano.




Ah, e para encerrarmos o dia, que tal irmos de compras? Parece que a decoração natalina é um dos fortes da Terra do Gelo. Portanto, traremos de lá o mais perfeito floco de neve para decorar nosso próximo Natal. Podemos trazer também um Yule Lad, o correspondente de Papai Noel islandês. Segundo um poema folclórico, eles (sim, são vários) aparecem 13 dias antes do Natal. Curiosamente, a maioria deles é de ladrões e travessos, que roubam metais, velas e comidas, ou, como o malandrinho logo abaixo, que bate à porta à noite para nos acordar, o Hurðaskellir.




Para o jantar, uma visita ao Rub 23- restaurante de comida japonesa! De primeiro prato, tempurá de salmão com molho unagi e salada de pepinos e erva-doce. Como segundo prato, um seleção de frutos do mar e pratos de acompanhamento especialmente preparados pelo chef. De sobremesa, chocolate, servido de três diferentes formas: quente, frio e gelado. Que tortura! E que ambiente!




Bastante satisfatório para um dia, amanhã está reservado para as aventuras!


Bom dia! Há tanto por fazer. Aqui podemos escolher entre: golf, andar de bicicleta, observar aves em diversos locais de vista extraordinária, excursões em barco ou ônibus, caminhada. Podemos andar a cavalo, executar um voo panorâmico, passear com um dos amáveis guias turísticos pela adorável cidade, ou pela incrível floresta de Kjarnaskógur.







Ufa! Restando fôlego, vale a pena subirmos pela montanha de Súlur. Assim nos despedimos daqui, com a vista majestosa da natureza selvagem.
 
 



Ah, quando quisermos matar a saudade, há como ver Akureyri ao vivo. Há pouco estava chovendo, podia-se ver através da câmera. Se a saudade o levar à típica música folk (com algumas letras datadas do século XIV, contando sobre elfos e trolls), aqui vai um exemplo alegre, que, apesar da letra para acompanhamento, segue intraduzível para meus destreinados ouvidos latinos:






Fotos
fig. 1- Google Earth- 65º41'01.83"N/ 18º06'22.47O
fig. 2- http://www.port.is/index.php?pid=6&imgid=5
fig. 3- http://akurinn.is/index.php?option=com_content&task=view&id=4&Itemid=11
fig. 4- http://www.port.is/index.php?pid=6&imgid=9
Yule Lad- http://shop.travelnet.is/yule_lad_door_slammer_1067_prd1.htm
Floresta- http://farm1.static.flickr.com/150/386870569_304299cbb1.jpg?v=0
Montanha de Sulur- http://gallery.vma.is/bensi/Sulur/P8190078_001.JPG.html
*

2 comentários:

Laura Fuentes disse...

Muito bom viajar contigo! Quero um bonequinho ladrão desses...

disse...

Oi Olga!
Lindo lugar, deu até vontade de arrumar as malas e curtir minhas férias lá(rs), com tudo que tiver direito. Essa viagem virtual já valeu para matar a curiosidade, as palavras são capazes de nos arrastar para onde quer que desejemos (as imagens ajudam ainda mais a compôr o cenário magnífico!). Muito bacana!
Aproveito a visita pra dizer que tem selinho pra ti, ok? Fique à vontade para aceitar ou não. Bjins e até!